por: Marcelo Paiva
Pelo campeonato Brasileiro sub-20 América e Fluminense se enfrentaram na Arena do Jacaré nesta quinta-feira (30). A partida ficará marcada por muito tempo na memória de alunos de duas escolas da rede pública de ensino, não pelos gols ou jogadas bonitas, mas, sim, pela oportunidade de acompanhar um jogo oficial, pela primeira vez, em um estádio de futebol.
Aproximadamente 70 alunos de três turmas do ensino médio e primeiro ano das escolas estaduais Alonso Marques Ferreira e Deputado Renato Azeredo participaram da iniciativa. A proposta surgiu do professor de geografia Júlio César Ferreira e foi viabilizada pelo Democrata. O projeto extraclasse busca estimular os jovens, resgatar e desenvolver novas habilidades.
Como a grande maioria dos estudantes gosta do futebol o professor decidiu “juntar a fome com a vontade de comer”, como diz o ditado popular. “Vimos a possibilidade de que o esporte pode trazer muitas coisas boas para nossa vida. Dois exemplos são a melhora na autoestima e a vida em equipe porque é um trabalho de um pelo outro no futebol”, entende o professor.
A estudante do primeiro ano Isadora Raíssa foi uma das que pisou em um estádio de futebol pela primeira vez nesta quinta-feira. Impressionada com o tamanho da estrutura, ela conta que o fato de ver “os jogadores bem de perto” foi o que mais chamou atenção. “São bem maiores do que a gente vê na tv”, comemora.
Desde que chegou ao conhecimento do diretor de marketing do Democrata, Felype Abreu, a intenção do professor foi acatada de imediato. “Uma das coisas que tem o poder de mudar a vida das pessoas é esporte, e poder oferecer essa possibilidade para os estudantes é muito prazeroso. O Democrata e a Arena são da cidade e nada mais justo do que todos poderem desfrutar como os estudantes que estão aqui hoje”, finaliza Felype.