por: Democrata FC

Entrada gratuita e jogos durante todo o dia na Arena do Jacaré prometem atrair milhares de espectadores e movimentar Sete Lagoas

Sete Lagoas, MG – 08 de outubro de 2025 – A Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA), com apoio da Secretaria de Esportes de Sete Lagoas e do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos – CBCP,  anunciou a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados Série B 2025, que acontecerá de 16 a 19 de outubro no Estádio Joaquim Henrique Nogueira, a icônica Arena do Jacaré.

12 equipes de diferentes estados, representando todas as regiões do Brasil, estão confirmadas, incluindo-se a anfitriã, Democrata FC em parceria com o Igafel. O evento, que acontece em Minas Gerais pela primeira vez, é uma vitrine para talentos emergentes e consolidados da modalidade, servindo como celeiro para atletas que podem representar o País em competições internacionais. Participarão as seguintes equipes:

 

Equipe

Cidade Estado

Aadfepa-PA

Belém

PA

Igafel Mamonas

Guarulhos

SP

NUMEC Santos

Santos

SP

SRN APAC

São Paulo

SP

PERNAMBUCO Recife

PE

ASDA Evolução

Sorocaba

SP

APEC-MS Pantanal

Campo Grande

MS

Democrata Igafel

Sete Lagoas

MG

Sadef

Natal

RN

Leões RBC

Caieiras

SP

Instituto R9 Portuguesa Mogi das Cruzes

SP

Instituto Barros Amapa Macapá

AP

Com entrada franca, a expectativa é de que a Arena receba de 800 a 1.000 espectadores por dia, com impacto digital superior a 500 mil visualizações em redes sociais, transmissões e imprensa.

O futebol para amputados, modalidade oficial vinculada à World Amputee Football Federation (WAFF), vai além do esporte competitivo: promove inclusão social, superação pessoal e transformação de vidas. Criado em 1989 nos Estados Unidos e introduzido no Brasil na década de 1990, o esporte é praticado por atletas amputados ou com restrições significativas em uma das pernas, que utilizam muletas para se locomover, exceto o goleiro que deve ter uma amputação ou deficiência em um dos braços.

As partidas são disputadas em campos de 60 a 75 metros de comprimento por 30 a 55 metros de largura, com equipes de sete jogadores cada, incluindo o goleiro. Desta forma, o gramado da Arena do Jacaré, que mede 105x68m, será subdividido.

No Brasil, a CBFA organiza competições nacionais e apoia a Seleção Brasileira que, recentemente, recebeu suporte da CBF para disputas internacionais.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o campeonato estimula a saúde e o bem-estar por meio da atividade física e combate ao sedentarismo; reduz desigualdades ao garantir visibilidade e oportunidades iguais para pessoas com deficiência; e fomenta parcerias entre poder público, empresas privadas e sociedade civil. “Mais do que um campeonato, é um exemplo de superação, cidadania e inspiração, fortalecendo a modalidade e proporcionando novas oportunidades para atletas de todo o país”, destaca o secretário de esportes de Sete Lagoas, Cláudio Raposo Franca.

Durante os quatro dias de competição, o público poderá assistir a jogos emocionantes ao longo do dia, com entrada franca – uma oportunidade imperdível para famílias, amigos e amantes do esporte se inspirarem com histórias de resiliência e talento.

A CBFA, o CBCP, a Secretaria de Esportes e a Arena do Jacaré convidam a população de Sete Lagoas e região a prestigiar o evento, que não só celebra o esporte inclusivo, mas promove conscientização sobre acessibilidade e diversidade. Apoiar o campeonato significa fazer parte de uma mudança real: estímulo à prática esportiva para pessoas com deficiência, formação de novos talentos e ampliação do debate sobre inclusão social.

Sete Lagoas
Sete Lagoas, com sua população de aproximadamente 240 mil habitantes e localização privilegiada, a apenas 70 km de Belo Horizonte, é o polo perfeito para sediar esse evento. A Cidade, conhecida por suas belezas naturais, como a Gruta Rei do Mato – com formações rochosas impressionantes e pinturas rupestres –, a Lagoa Paulino – ideal para passeios relaxantes –, e a Serra de Santa Helena – com vistas panorâmicas e trilhas –, dentre outros belos locais, oferece uma combinação de turismo ecológico, gastronomia mineira e lagoas urbanas que encantam visitantes.

A infraestrutura acessível, incluindo estádios e ginásios adaptados, hotéis e centros de treinamento, garante conforto para atletas e público. O evento deve impulsionar a economia local, movimentando hotéis, restaurantes, transporte e comércio. Os jogos serão realizados na Arena do Jacaré, cujo nome oficial é Estádio Joaquim Henrique Nogueira, com capacidade para cerca de 20 mil espectadores sentados.

Arena do Jacaré
Inaugurada em 2006 e casa do Democrata FC, a Arena já sediou partidas de grandes competições, como Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América, além de ter sido a sede da Seleção Uruguaia na Copa do Mundo de 2014, sendo um marco esportivo na região, com estrutura moderna e acessibilidade.

CBFA
A Confederação Brasileira de Futebol para Amputados (CBFA) é a entidade responsável pela promoção e desenvolvimento do futebol para amputados no Brasil, organizando competições nacionais e apoiando a seleção brasileira em torneios internacionais. Com foco em inclusão e superação, a CBFA transforma vidas por meio do esporte.

Para mais informações, acesse www.cbfamput.org ou entre em contato pelo telefone +55 85 98889-1810 ou e-mail cbfamput@cbfaoficial.org.