CONHEÇA O CENTENÁRIO
DEMOCRATA

O Democrata foi fundado em 14 de Julho de 1914, após seguidas reuniões de seus fundadores no “Bar Chique”, ponto de encontro da sociedade setelagoana da época.

A reunião do ato de fundação ocorreu na sala da residência do sr. Bernardo de Figueiredo, o Paizinho, conhecido maestro da banda União dos Artistas. No mesmo dia, a nova sociedade esportiva criada receberia o nome de Democrata Futebol Clube.

Participaram desta reunião, os senhores: Modestino Andrade, João Domingos de Carvalho, Alfredo Rodrigues dos Santos, José Cândido de Andrade, João Avelar Pena, José Moreira de Abreu, Francisco Wanderlei Azeredo, Bernardo de Figueiredo, Francisco L’abbate, Raimundo Andrade, Claudionor Campolina, Isaltino Gonçalves, Odorico Mourão, Raimundo Simões, Laerte Ramos, Átila Pimentel Costa, José Ferreira Coelho, José Silvinho Coelho de Avelar, Odilom Andraded Costa, Antônio Maia Júnior e João Fernandino Neto. Foi escolhido como primeiro presidente do Democrata o sr. Francisco Wanderlei Azeredo.

O primeiro uniforme do Democrata foi encomendado, por meio de telegrama, a uma casa especializada localizada no Rio de Janeiro, com o dinheiro arrecadado na reunião de fundação do clube. Os uniformes foram recebidos no dia 25 de junho de 1914 e já apresentavam as listras verticais em vermelho e branco na camisa.

A primeira partida da história do Democrata ocorreu no dia 6 de setembro de 1914, contra o Ordem e Progresso, da cidade de Matozinhos. O Democrata venceu por 4×1, entrando em campo com a seguinte escalação: Álvaro Rosa; João Neto e Laerte Ramos; Aglófile Patry, Augusto Otoni e Francisco Andrade; Alfredo dos Santos, Raimundo Simões, Jael Andrade, Honório Otoni e Ildefonso Moreno.

Em junho de 1959 realizou uma excursão à Bahia onde disputou dois torneios quadrangulares, no primeiro, em Salvador, perdeu a decisão para o Bonsucesso do Rio de Janeiro. No segundo torneio, em Ilhéus, derrotou o Vitória-BA por 3×2 na decisão e conquistou o quadrangular.

Depois de 3 anos na disputa do Modulo I do Campeonato Mineiro de Futebol, em 2008, o Democrata caiu para o Modulo II (Segunda Divisão), e em 2009, caiu para a terceira divisão do Campeonato Mineiro.

Em 2012, conquistou o acesso para o Módulo II onde conseguiu se manter em 2013. Após pifia campanha com um time montado em cima da hora em 2014, o time foi novamente rebaixado para a terceira divisão.

O Democrata possui um dos maiores e mais belos estádios de Minas Gerais, a Arena do Jacaré, com capacidade superior a 20.000 torcedores.